sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Veterinários Advertem: Não Ponha Roupas em Seu Cão!

Não faça isto com seu cão ou sua cadela.

Se você acha
que roupas não prejudicam
seu cão,
lembre-se:
As roupas foram inventadas
para serem usadas por pessoas,
não por animais.





Muita gente costuma vestir seus cães de estimação - especialmente os de menor tamanho - com gorro, casaquinho, cachecol, meias, etc., por causa do inverno, com a  melhor das intenções ou simplesmente por achar que eles ficam "lindos". Não fazem ideia do perigo que isto representa para o animal, embora não aja sinais evidentes disto. Ninguém precisa ser um veterinário para concluir que esta atitude é inadequada, pois roupas são para pessoas, não para animais. Às vezes as pessoas dizem que "o bichinho está tremendo de frio", mas se esquecem que a sensação de frio não é a única coisa que faz um animal (humano ou não) tremer: os motivos podem ser vários, e muitos são inimagináveis. Não importa se os pelos do animal são curtos ou logos, eles já são naturalmente suficientes para proteger o animal. Colocar nele mais do que ele precisa pode até mesmo causar problemas à saúde dele.
Mário Marcondes é veterinário, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo (SP) e membro da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado de São Paulo. Ele diz que qualquer peça de vestuário, por mais inofensiva que pareça, pode colocar a saúde do animal em risco ou provocar pequenos acidentes com consequências graves. Um simples cachecol por exemplo, que muita gente acha que fica lindo em cães de pequeno porte, pode sufocá-lo ou até mesmo enforcá-lo, diz o especialista.
Seja um cão de qualquer porte, com pelagem longa ou curta, a adição de qualquer tipo de peça de vestuário é desnecessária e prejudicial ao animal porque ele já tem, sob a pele, uma gordura corporal que já o deixa aquecido, como explica o veterinário José Manoel Mourino, da clínica Pet Place, também na capital paulista. Por isto, segundo ele, a roupa pode causar um problema chamado hipertermia. A hipertermia é um problema relacionado a temperaturas altas (podendo chegar à febre) ou muito baixas do corpo, chegando a extremos que possam comprometer o metabolismo.
Para informações mais seguras, consulte um bom veterinário.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog.