sábado, 20 de julho de 2013

Como Evitar que Seu Gato Contraia Peritonite Infecciosa

Uso da mesma areia por dois ou mais gatos
pode causar doenças.
Quanto mais gatos
houver numa residência,
mais constantes tem que ser
as trocas de areia. 





Ninguém é obrigado a ter animais em casa, mas se tiver, tem a obrigação de cuidá-los da melhor maneira que puder. São necessárias, por exemplo, consultas constantes aos veterinários mesmo que o animal não esteja doente (para evitar a doença, e não ter que curá-la), é necessária a preocupação com o tipo de alimentação mais adequado para o tipo de animal, a idade, a raça, etc. e uma série de outros fatores. Cuidar bem do animal significa cuidar bem também das pessoas que convivem com ele.
Uma das doenças mais comuns em gatos é a peritonite infecciosa felina, mais conhecida como "PIF". É uma síndrome viral contagiosa entre eles que contamina o fígado, o intestino, os rins, o cérebro e todo o sistema nervoso, causando abcessos nos órgãos afetados. É transmitida pelo contato com as fezes contaminadas. Isto acontece principalmente quando dois ou mais gatos usam a mesma areia. Pode também ser transmitida de gatas doentes para seus filhotes através do leite. Como o vírus ataca exclusivamente os felinos, não representa perigo para adultos, mas a falta de cuidados adequados sempre acarreta outras doenças para as pessoas.
Não há cura para a PIF e não existe vacina eficaz contra ela. Portanto, a única opção é evitá-la, e a melhor forma de evitá-la é a troca mais constante possível da areia. Os principais sintomas são perda de apetite, emagrecimento rápido, anemia, diarreia e febre. Quando esses sintomas se agravam, o melhor para o gato será matá-lo. Se isto não for feito, como a doença não tem cura, ele sofrerá muito atá a morte.

Observação: para maiores informações e esclarecimento de dúvidas, consulte um veterinário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog.