quarta-feira, 22 de maio de 2013

Animais em extinção - um problema que põe os humanos no mesmo risco.

A insuficiência e a ineficiência de leis
impedem a garantia
de proteção das espécies, 
mas o principal agravante
é a caça, 
seja legal ou ilegal.



São muitas as espécies animais em risco de extinção em todo o mundo. O mais provável é que litoralmente todas estejam neste risco. Mas é preciso entender que a preocupação com a preservação das espécies animais não significa apenas preocupação com eles: é que, como tudo na natureza necessita de um equilíbrio de coexistência, o desaparecimento dessas espécies coloca em risco de extinção também a espécie humana, pois todas as espécies são dependentes de todas. 

O tatu canastra e a arara azul
estão entre as espécies
em maior risco de extinção no Brasil. 

Esforços para evitar as extinções tem sido realizados por entidades governamentais e não governamentais, mas tudo indica que são em vão, porque a ganância e a caça pelo simples prazer de caçar continuam ocorrendo a despeito das leis e das tentativas de conscientização. No Brasil, a situação é tão crítica que o Instituto Nacional do Meio Ambiente confirma a existência de 395 espécies em risco de desaparecimento total. Na ilustração ao alto, são apontadas as 22 que correm maior risco. 

"Espécies em risco de extinção" ou "espécies ameaçadas" são, obviamente, aquelas em comprovado risco de desaparecimento total. Entretanto, um dos principais motivos da falta de controle desses dados é que não há um critério estabelecido para se incluir espécies nessa lista. Com relação a isto, as únicas coisas que são conhecidas com certeza são que o risco de extinção para todas é um fato inegável e que as causas são muitas: poluição ambiental, desmatamento florestal, mudanças de cursos dos rios, atividades econômicas nos ambientes em que esses animais vivem, mas o principal motivo é a prática da caça, seja para comercialização de peles; captura de animais para venda como bichos de estimação, circos, envios a jardins zoológicos, mas principalmente a caça por "esporte" ou prazer. Escrevo "esporte" entre aspas porque o verdadeiro sentido de esporte é a prática de uma modalidade que vise a valorização da vida, não uma prática que inclua mortes de criaturas humanas ou não. Outro grande mal é o fato de haver pessoas que acham que uma atividade só é crime quando é ilegal.

Ilustrações: Arquivo Google e Arkive
Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog.